Djuvec
Mariana Papi
Um ensopado de arroz com legumes tradicional da região da Moldávia, o Djuevc é um prato muito prático. A receita leva ingredientes simples e existem as opções com ou sem carne. Nesta edição, trazemos a versão da receita feita pela família Geier, executada por Cristian Wienbeck e Anelise Geier Wienback.
Aos 78 anos, Cristian, que é marido de Anelise, adora cozinhar e surpreende ao revelar que está investindo em seu hobby e estudando gastronomia no Instituto Gourmet Itajaí. Mas, apesar de estar aprendendo e aprimorando seus conhecimentos técnicos na cozinha, ao visitar a casa do cunhado Norbert Geier, aqui em Entre Rios, o prato que tem que sair é o Djuevc.
Por isso, dessa vez, ele e a esposa assumiram a cozinha e fizeram a receita da família. Cristian gosta muito dela, pois foi uma das primeiras que a avó de Anelise fez quando começaram a namorar e, desde então, virou um prato afetivo.
Já para os Geier, o Djuvec traz boas memórias já que ele era feito no dia a dia da família, com os ingredientes que eles tinham no quintal de casa: cebolas, tomates, pimentões e batata. Esse é um prato que remete à nossa infância, no passado era mais feito que hoje em dia. Quem fazia era a nossa avó Eva e a tia Catarina, que morava com a gente. Inclusive, quando a gente procura na essa receita internet, ela não leva batata, mas acredito que a nossa avó adicionava o ingrediente para render mais, quando não tinha carne, relembra Norbert.
Seja para servir como um acompanhamento de carnes ou peixes, o Djuvec também pode ser servido como prato principal. Em cada camada são adicionados os recheios que deixam tudo bem temperado e saboroso.
Confira a receita completa.
Ingredientes:
250g de arroz
1 cebola
1 Pimentão vermelho
1 Pimentão amarelo
2 Batatas
3 Tomates
3 colheres de sopa de azeite
Páprica a gosto
Sal a gosto
Água para o cozimento do arroz
Modo de preparo:
Corte a cebola, os tomates, os pimentões e as batatas em rodelas.
Depois, cubra o fundo de panela com o azeite e comece montar as camadas de: cebola, batata, pimentão, arroz cru e tomate, nessa ordem.
Repita essas camadas até encher a panela.
Tempere com o sal, a páprica e os temperos que preferir a gosto.
Coloque água e deixe cozinhar. A quantidade de água vai depender da quantidade de arroz, é importante lembrar que os legumes soltam um pouco de líquido que também ajuda na cocção.
Durante o cozimento, não mexa na panela para não desmontar as camadas. Quando o arroz estiver cozido, o prato estará pronto.
Sirva sozinho ou como acompanhamento de carnes ou peixes.
Dica: As quantidades aqui descritas são para servir aproximadamente quatro pessoas. Para mais pessoas, basta usar a panela maior e ir aumentando as quantidades.