Paprikash de frango com Fleckerln
Klaus Pettinger
Um gosto com lembranças da infância perfuma a cozinha da família Harich, pois, entre os Suábios do Danúbio, saboreia-se com o nariz, muito certamente porque o Senhor Deus nos concedeu todos os cinco sentidos do corpo para a produção de uma saborosa culinária mundo afora. E um paprikash de frango, também conhecido em Entre Rios como Hinglpaprikosch, é apenas uma das inúmeras provas disso: As receitas suábias são um componente essencial de nossa cultura, cuja culinária é simplesmente a melhor, confirma Jürgen Harich, cujo e-mail de Tuttlingen, acompanhado de deliciosas fotos, comprova a preparação internacional desse prato centenário.
Como embaixador mundial da cultura suábia e responsável pela verificação das informações históricas do livro A História de Entre Rios, Jürgen Harich concordou imediatamente em dar sua contribuição, a partir da Alemanha, para a preservação da culinária tradicional. Para tanto, o vice-presidente da Associação Mundial dos Suábios do Danúbio, a Landmannschaft der Donauschwaben da Alemanha, recebeu a assistência especial de sua mãe Annemarie e de seu pai Gerhard. A receita é conhecida na família há décadas: Ambas as avós a preparavam frequentemente para nós, explica Jürgen. A receita foi sempre passada oralmente de geração em geração até que minha avó a colocou por escrito para nós e, em 1951, começou a escrever especialmente para nossa família um livro de receitas ainda na antiga escrita gótica. Hoje somos muito felizes e agradecidos por este tesouro.
Se, por um lado, antigamente as avós e bisavós preparavam esse prato sem uma receita escrita, o paprikash de frango e outros pratos tradicionais são tão populares na família que, muitas vezes, são preparados e revividos, especialmente quando se recebe visita de Suábios do Danúbio. Da receita original, apenas a banha ou o óleo de coco, antes comuns, foram substituídos pelo azeite de oliva mais saudável. Como acompanhamento são servidos os deliciosos Fleckerln (uma espécie de nhoque) e salada. Adotamos também a tradição de nossas avós, usando as sobras de Fleckerln para uma bela sopa de tomate.
Variantes como o paprikash de salsicha também são preparadas em casa. Nós mesmos ainda não preparamos o delicioso paprikash de peixe. Mas sempre o saboreamos quando visitamos a Antiga Pátria. Especialmente em Apatin e Batchka Palanka, esses pratos estão em toda parte nos cardápios. Jürgen também não esconde pequenos segredos que dão à receita um sabor especial, pelo contrário: A páprica picante moída usada na receita é originária do vilarejo natal dos antepassados de meu pai, de Mramorak, no Banato sérvio. Em nossa última visita à Antiga Pátria, recebemos este pote da única mulher suábia que ainda vive lá.
Ingredientes para 2 porções de paprikash de frango
10 pequenas coxas de frango
1 2 tabletes de caldo
2 cebolas bem picadas
1 colher de chá de páprica moída
¼ colher de chá de páprica picante moída
1 2 pimentões verdes ou vermelhos cortados em tiras
uma pitada de sal, um pouco de pimenta-do-reino
azeite de oliva
água
Ingredientes para os Fleckerln
1 xícara de farinha
1 ovo
uma pitada de sal
água morna
Modo de preparo
Paprikash:
Coloque as coxinhas de frango na água durante a noite e deixe descongelar, retire a pele. Em uma frigideira grande, doure as cebolas no azeite de oliva. Tempere com sal, páprica e páprica picante e depois acrescente as coxinhas de frango. Deixe refogar no próprio caldo por cerca de 10 minutos e cubra com água. Acrescente os tabletes de caldo e os pimentões picados e deixe cozinhar por cerca de meia hora até que as coxinhas fiquem macias. Prove e, se necessário, acrescente páprica moída ou sal.
Fleckerln:
Misturar a farinha, o ovo, o sal e a água morna até formar uma massa. Retire pequenos pedaços da massa (Fleckerln) e coloque-os em água fervente com sal. Deixe-os cozinhar até que subam para a superfície. Em seguida, doure em azeite de oliva.
Acompanhamento (a escolher):
Como acompanhamento recomenda-se uma salada verde com tiras de pepino, tomate e cebola. A salada pode ser preparada de acordo com uma receita própria.