RECEITAS Suábias

Voltar

Bolo Wafer

Karin Milla Detlinger

Várias receitas deliciosas e tradicionais são um reflexo da história de uma família ou de um povo. Anna Luisa Jungert Reinhofer (31) é uma jovem mãe talentosa que adora se ocupar na cozinha. Ela gosta especialmente da culinária suábia. De ambos os lados da família, Anna Luisa herdou o talento de inventar diversos pratos. “Apesar de não ter conhecido minha avó Müller, sei que ela gostava muito de cozinhar e preparar bolos, ela era ótima especialmente na preparação de biscoitos de Natal. Minha avó Ilse Jungert, que infelizmente também já faleceu, era uma mulher muito trabalhadora e talentosa. Na casa dela sempre havia muita comida boa, principalmente comida suábia. Freqüentemente ela preparava panquecas ou Krapfen (bolinhos fritos), bolinhos de carne com chucrute, sopa de feijão ou goulasch. Certo dia ela reuniu todos os netos para nos ensinar a fazer o bolo Dobosch".

Seja pratos do dia-a-dia ou festivos, essas receitas permaneceram profundamente arraigadas e ainda hoje são preparadas pela família de Anna Luisa. “Aprendi a cozinhar principalmente com minha avó Ilse. Ela sempre foi muito paciente e nos mostrava os passos das receitas. Acho que isso me fez amar a culinária. Mas hoje com duas filhas pequenas em casa, prefiro algo bom e rápido de preparar. ”Melissa (4 anos) e Martina (1 ano e 9 meses) sempre ajudam e adoram estar na cozinha. “As crianças não me incomodam em nada. Até mandamos fazer uma cadeira especial para as meninas, na qual elas podem subir e me ajudar a cozinhar e prepara bolos. Melissa está sempre feliz, ela mexe, adora amassar as massas e também tem uma pequena faca de criança com a qual pode cortar a manteiga".

Embora as receitas antigas devam ser reinterpretadas de tempos em tempos, elas nos trasmitem a sensação de proteção, bem-estar e alegria. O bolo wafer do livro de receitas da avó Ilse já foi um pouco adaptado aos ingredientes brasileiros e Anna Luisa conta que o bolo Wafer é uma receita fácil e rápida de preparar.

Primeiramente é necessário assar uma massa biscuit com seis ovos. Bata as 6 claras em neve, adicione aos poucos 6 colheres de açúcar, as 6 gemas e por fim 6 colheres de farinha. Asse a massa em uma forma de tamanho médio untada e enfarinhada em fogo médio por cerca de 30-40 minutos.

Para o recheio, misture 1 lata de leite condensado e 4 colheres de cacau até engrossar (ponto de brigadeiro), depois acrescente 50 g de manteiga. Espalhe esta mistura ainda quente em cima da massa biscuit. Assim que um lado estiver pronto, cubra com as folhas de wafer, vire a massa e repita o processo. No final haverá folhas de wafer em ambos os lados, em seguida coloque algum peso em cima da massa. “Lembro que minha avó Ilse tinha dois tabuleiros, um embaixo e outro em cima, para fazer peso para que os wafers grudassem na massa.

Transmitir e repassar tradições culinárias significa mais do que apenas colocar bons pratos na mesa. Isso é um processo de construção de respeito e amor pelo legado das gerações anteriores.

Bolo Wafer
Lei de Incentivo à Cultura

PARCEIROS:

REALIZAÇÃO:

bandeira nacional brasileira