Barbara Monika Milling (65) tem boas lembranças da sua infância e do pomar de seu avô. Com as próprias uvas, eles preparavam deliciosos sucos e geleias e também o bolo de uva, que é preparado pela família há pelo menos quatro gerações. Na verdade, é uma das nossas receitas favoritas. Todos adoram esse bolo, conta a filha de Bárbara. Há pouco tempo, Daniela assumiu o cargo de confeiteira da família.
Daniela é responsável pela preparação de doces e bolos para aniversários, confraternizações familiares, comemorações ou simplesmente encontros nos finais de semana. Um trabalho que ela gosta de fazer como hobby. Na verdade, ela não se interessava muito pela confeitaria, mas de repente essa paixão foi despertada, conta Barbara. Por dois anos eu recebia pedidos praticamente todo fim de semana. Adoro decorar bolos, seja com chantilly, fondant ou chocolate. Aprendi a confeitaria sozinha e me divirto muito, diz Daniela.
Devido ao seu mestrado em administração de empresas, ela não pôde continuar seu trabalho como confeiteira profissional, mas ainda prepara receitas para a família. Com a mãe e a sobrinha Brenda (8), elas costumam testar diversas receitas. Embora Brenda adore bolo de chocolate, ela gosta de ajudar em todos os preparos de diversas receitas. No preparo do bolo de uva, ela é responsável pela distribuição da fruta em cima da massa.
Para preparar esta iguaria são necessários 4 ovos, 200 g de manteiga, 300 g de açúcar, 400 g de farinha, 300 g a 400 g de uva, 2 colheres de chá de fermento em pó, gotas de baunilha e um pouco de açúcar de baunilha. As gemas e a manteiga devem ser batidas até ficarem cremosas. Para que a mistura resulte em uma massa homogênea, a manteiga deve estar em temperatura ambiente e pode ser substituída por margarina. Em seguida, adicione a farinha e o fermento previamente misturados. Em outra tigela, bata as claras com uma colher de chá de açúcar e adicione na massa. Se a massa ficar muito dura no final, basta adicionar um pouco de leite.
Esta receita resulta um bolo grande, por isso é necessário colocar a massa em uma assadeira untada maior, aconselha Bárbara. Por fim, espalhe as uvas por cima da massa e pressione com cuidado e delicadeza. A quantidade de uvas que você usar depende do seu gosto. O bolo fica mais gostoso com as pequenas uvas pretas, pois o bolo fica mais doce, recomenda. Mas variedades como Niágara, que geralmente são encontradas com mais facilidade na região também podem ser usadas. Asse o bolo por 45 a 50 minutos. Após esfriar espalhe açúcar baunilha por cima.