O clarinete pertence à família das madeiras e seu som é produzido com o uso de uma palheta, semelhante ao saxofone. A forma de tocar o clarinete é parecida com tocar saxofone, mas devido ao formato do instrumento, o ângulo da embocadura no contato com a boquilha é diferente. Existe variação nos tamanhos de clarinetes e suas tonalidades, mas seu timbre característico é facilmente reconhecível.
Devido ao seu peso, tamanho e intensidade necessária do sopro para tocar, é recomendável que o aluno tenha a experiência prévia de ter estudado flauta doce por pelo menos um ano antes de ingressar na aula de clarinete. A flauta doce lhe dará disciplina de respiração e treinamento do sopro, que são habilidades importantes e comuns a todos os instrumentos de sopro.
Nas aulas de clarinete, o aluno vai primeiramente aprender a embocadura correta, o contato com a boquilha e a palheta. A metodologia utilizada inicia com um número reduzido de notas musicais e, à medida que o aluno se desenvolve, as demais são acrescentadas.
Alunos que praticam clarinete podem participar de diversos grupos da FCSB, como: Nachwuchs, Orquestra de Sopros, Grupo de Clarinetes, acompanhar grupos de dança folclórica, entre outros.