A característica comum aos instrumentos de sopro de metal é a produção do som através de um bocal, que possui tamanhos variados conforme o instrumento e a adaptação do instrumentista. A maioria dos instrumentos desta família possui três válvulas que acionadas de forma combinada ou individual liberam a passagem de ar para tubos adicionais acoplados ao tubo principal, tornando-o mais longo e consequentemente produzindo um som mais grave. Na FCSB, a comunidade tem a oportunidade de aprender a tocar vários instrumentos, inclusive da família dos metais. São oferecidas aulas de trompete, Tenorhorn (eufônio, ou bombardino), trombone e tuba.
Num primeiro contato com o instrumento, o aluno começa a tocar somente com o bocal, realizando diversos exercícios para aprender a emitir o som. Mais adiante, estes exercícios são realizados com o bocal acoplado ao instrumento, e o foco é conseguir repetir o mesmo som várias vezes com o instrumento completo. O aluno pode começar com sons mais agudos ou mais graves, dependendo de qual ele tiver mais facilidade.
Alunos que praticam instrumentos de sopro de metal podem participar de diversos grupos da FCSB, como: Nachwuchs, Orquestra de Sopros, Grupo de Trompetes, Grupo de Tenores, acompanhar grupos folclóricos de dança.