Inauguração do Horto Florestal na Colônia Vitória

25/02/2021

Entre Rios conta, desde agosto de 1992, com um horto florestal que, desde essa data, é mantido e subvencionado pela Cooperativa Agrária. No decurso dos anos de sua existência, o horto já recebeu 3.880 doações dos mais diversos lugares do Brasil, mas também e, sobretudo, de países da Europa, como a Alemanha e Liechtenstein.

A campanha de doações foi batizada pelo Círculo de Fomento à Cultura Alemã no Brasil de “Árvores para Entre Rios” e recebeu grande apoio de empresas e particulares. Em 06 de agosto de 1992, foi inaugurado o projeto de reflorestamento na Colônia Vitória. Durante uma festividade, o então presidente da Agrária, Mathias Leh, plantou a primeira árvore. Os alunos do Colégio Imperatriz Dona Leopoldina deram continuidade a esta iniciativa.

Uma área de 5 hectares foi reflorestada com árvores de florestas nativas. A inauguração oficial do horto ocorreu em 25 de fevereiro de 1993.

Dentre outras autoridades, esteve presente o Cônsul da Suíça, Heinz Gerhard, que representou o Principado de Liechtenstein na inauguração do nome da via que leva o nome do Principado.

Por muitos anos, a cooperativa continuou a receber doações da Europa. Em sinal de reconhecimento e agradecimento, a Revista “Entre Rios” da época publicou o nome de cada doador e cada árvore plantada obteve uma placa com um número, que correspondia ao nome do doador.

A maioria das 140 espécies de árvores plantadas à época proporciona agora uma sombra agradável para quem passeia pelo horto. O horto é utilizado para reuniões de família em plena natureza, para um passeio ou simplesmente como uma oportunidade de relaxamento.


Outras notícias

Em Destaque
Heinrich Wolf, ex-presidente da Agrária Heinrich Wolf, sexto presidente da Cooperativa Agrária, morreu há 39 anos, em 8 de...
Em destaque
O Arado A agricultura caracteriza a paisagem de Entre Rios e define o dia-a-dia de seus habitantes. As plantações estendem-se...
Em destaque
Museu Histórico de Entre Rios no Trip Advisor Você sabia que o Museu Histórico de Entre Rios está em primeiro lugar nas atrações...

Parceiros:

Realização:

bandeira nacional brasileira

Apoio:

Lei de Incentivo à Cultura

Localização
Avenida Michael Moor, 1951 – Colônia Vitória, Entre Rios,
CEP 85139-400 Guarapuava – PR.
Telefone
++55 (42) 3625 8326
++55 (42) 3625 8320 - Josiane Richter (Coordenadora)
E-mail: jrichter@agraria.com.br
Horário
Horário de funcionamento da Fundação Cultural Suábio-Brasileira:
Segunda à sexta-feira: 8h às 17:30h
(intervalo das 12h às 13h).
Horário
Horário de funcionamento do
Museu Histórico de Entre Rios: 
Segunda à sexta-feira: 8h às 17h
(intervalo das 12h às 13h) e
sábados, das 13h às 17h.
Telefone: ++55 (42) 3625 8328 /
e-mail: museu@agraria.com.br
© 2014 - Fundação Cultural Suábio-Brasileira - Produzido por BRSIS