O médico suábio Semmelweis

29/06/2020

Ignaz Philipp Semmelweis nasceu há 202 anos atrás, em 1º de julho de 1818, na cidade de Buda, parte da atual Budapeste, na Hungria. No Brasil, o hospital de Entre Rios recebeu o nome desse médico. Mas quem foi Semmelweis?

Ignaz Semmelweis, um alemão da Hungria, foi médico-cirurgião e obstetra no então Reino da Áustria. Estudou medicina nas universidades de Peste e Viena e, em 1844, recebeu o grau de doutor pela Universidade de Viena.

Semmelweis relacionou o maior surgimento de infecção puerperal em clínicas públicas, comparativamente ao parto particular, com a falta de higiene por parte de médicos e profissionais em hospitais e empenhou-se em introduzir normas sanitárias. Posteriormente, foi denominado de o “salvador das mães”.

Seu estudo de 1847/1848 é considerado, atualmente, como o primeiro caso prático de medicina baseada em evidências na Áustria e, também, como paradigma de investigação metodologicamente correta de hipóteses científicas. Durante sua vida, suas constatações não foram reconhecidas, tendo sido rejeitadas por seus colegas e rotuladas de “despropósitos especulativos”.

Somente poucos médicos o apoiaram, pois a higiene era vista como desperdício de tempo e incompatível com as teorias, vigentes à época, sobre causas de doenças. Semmelweis clinicava ocasionalmente em Peste, parte da atual Budapeste.

Semmelweis morreu aos 47 anos de idade, sob circunstâncias não totalmente esclarecidas, durante um internamento em uma clínica psiquiátrica em Viena.

Já naquele tempo, o médico Semmelweis sabia o que hoje é evidente: a higiene salva vidas.


Outras notícias

O suábio Roland Vetter
O poeta suábio Dr. Roland Vetter nasceu há 92 anos atrás, em 24 de junho de 1928, em Tscherwenka, na Batchka, a cidade sérvia de Crvenka. Frequentou...
O que é um Traje?
O que é um Traje? E um Traje típico? E um traje folclórico? A palavra ‘traje’ significa a roupa que se veste habitualmente; já a palavra ‘típico’...
Os Benefícios de Tocar Um Instrumento de Sopro
Os benefícios de tocar um instrumento de sopro são muitos, desde o aumento da capacidade pulmonar ao crescimento da rede de neurônios no cérebro. E,...

Parceiros:

Realização:

bandeira nacional brasileira

Localização
Avenida Michael Moor, 1951 – Colônia Vitória, Entre Rios,
CEP 85139-400 Guarapuava – PR.
Telefone
++55 (42) 3625 8326 - Marlene Zimmermann Lehmann
++55 (42) 3625 8320 - Josiane Richter (Coordenadora)
E-mail: jrichter@agraria.com.br
Horário
Horário de funcionamento da Fundação Cultural Suábio-Brasileira:
Segunda à sexta-feira: 8h às 17:30h
(intervalo das 12h às 13h).
Horário
Horário de funcionamento do
Museu Histórico de Entre Rios: 
Segunda à sexta-feira: 8h às 17h
(intervalo das 12h às 13h) e
sábados, das 13h às 17h.
Telefone: ++55 (42) 3625 8328 /
e-mail: museu@agraria.com.br
© 2014 - Fundação Cultural Suábio-Brasileira - Produzido por BRSIS