Dia Internacional dos Museus inspira tour virtual pelo Museu Histórico de Entre Rios

18/05/2020

O dia 18 de maio é uma data importante para quem gosta de história e para as instituições que trabalham para preservá-la. É quando se comemora o Dia Internacional dos Museus. O Brasil conta com mais de 3 mil museus, dedicados a diferentes aspectos da sua cultura.

O Museu Histórico de Entre Rios é uma dessas muitas instituições. O espaço é destinado à manutenção da cultura suábia, abrigando fotos, objetos e depoimentos que contam a história dos suábios desde a vida na Europa até os primeiros anos de sua instalação em terras brasileiras.

O Museu foi inaugurado em 1971, durante as comemorações pelos 20 anos da Cooperativa Agrária. Dezoito anos mais tarde, em 1989, foi criado o Departamento Histórico, que pôde expandir o material e as informações disponíveis no Museu, com a gravação de depoimentos dos imigrantes pioneiros.

Já em 1991, com o aumento do acervo disponível, o Museu passou a ocupar o espaço onde antes funcionava o antigo prédio administrativo da Cooperativa. Desde janeiro de 2012, o Museu Histórico de Entre Rios está sediado junto ao prédio da Fundação Cultural Suábio-Brasileira. Desde sua inauguração na nova casa, o Museu recebeu cerca de 90 mil visitantes, pessoas de todo Brasil e de outras partes do mundo.

Por causa da pandemia de Covid-19, hoje o Museu encontra-se fechado para visitas físicas. Entretanto, o público interessado em conhecer e entender sobre a história dos Suábios pode realizar a visita virtual, através do endereço http://www.suabios.com.br/tour/, que conta, agora, com uma novidade: uma visita guiada, com uma explanação feita pelo Roberto Essert, que traz mais detalhes sobre tudo isso! Assim, mesmo em casa, você pode estar pertinho da gente, conhecendo cada vez mais sobre a história dos Suábios.

http://suabios.com.br/museu/visita-guiada


Outras notícias

Clipping: Os desafios dos museus da região em tempos de pandemia - Ana Paula Bomfim - Parque Histórico de Carambeí
Gestores e historiadores respondem sobre as dificuldades enfrentadas nos museus neste período, as inovações e o pós-pandemia.Desde...
Grupos infantis da Fundação Cultural retomam as aulas de dança
Mesmo em meio à pandemia e seguindo todas as orientações sobre a prevenção ao Covid-19, a Fundação Cultural não para e retoma as aulas de dança de forma...
Colaboradores do Museu Histórico de Entre Rios participam de treinamento
Embora não esteja aberto ao público por causa das medidas de prevenção à covid-19, as atividades do Museu Histórico de Entre Rios não param. Nos dias...

Parceiros:

Realização:

bandeira nacional brasileira

Localização
Avenida Michael Moor, 1951 – Colônia Vitória, Entre Rios,
CEP 85139-400 Guarapuava – PR.
Telefone
++55 (42) 3625 8326 - Marlene Zimmermann Lehmann
++55 (42) 3625 8320 - Josiane Richter (Coordenadora)
E-mail: jrichter@agraria.com.br
Horário
Horário de funcionamento da Fundação Cultural Suábio-Brasileira:
Segunda à sexta-feira: 8h às 17:30h
(intervalo das 12h às 13h).
Horário
Horário de funcionamento do
Museu Histórico de Entre Rios: 
Segunda à sexta-feira: 8h às 17h
(intervalo das 12h às 13h) e
sábados, das 13h às 17h.
Telefone: ++55 (42) 3625 8328 /
e-mail: museu@agraria.com.br
© 2014 - Fundação Cultural Suábio-Brasileira - Produzido por BRSIS