Os benefícios da dança

22/04/2020

Para muitas crianças, a música é um convite para dançar; para jovens e adultos, a dança é escolha de uma atividade de lazer; mas, para idosos, é uma oportunidade de unir bem-estar ao convívio social. A dança traz benefícios para todas as idades. Corpo e mente saem ganhando quando a dança entra para a rotina.

A dança melhora o sistema cardiovascular, aumenta o fluxo sanguíneo, favorece a respiração e ajuda na defesa do organismo. Os efeitos positivos não param por aí. Os benefícios que a dança traz para sua vida e sua saúde são muitos. É só escolher o ritmo.

Estímulo para o cérebro e para a memória

Os movimentos realizados em uma dança trazem muitos benefícios para o cérebro. Ajudam a aprimorar o equilíbrio e uma simples sequência de passos trabalha a memória, além de melhorar a coordenação motora e a concentração.

Combate a depressão

A autoestima e a sensação de bem-estar aumentam muito quando nos envolvemos com a dança. Os movimentos da dança são um importante aliado no combate à depressão, pois, enquanto dançamos, nos sentimos vivos. Além disso, a socialização que está presente e praticamente todas as modalidades de dança.

Melhora a postura

Postura ereta é praticamente um pré-requisito em qualquer estilo de dança. O cuidado para manter a postura nas aulas ou ensaios favorece a consciência corporal e é transmitida no dia a dia.

Tonifica os músculos

Independente do ritmo escolhido, os músculos das costas são bastante trabalhados, o que faz com que eles se fortaleçam. Não apenas estes, durante os movimentos de dança, um ou mais grupos musculares são trabalhados e ajudam a tonificar o corpo.

Favorece a perda de calorias

Colocar o corpo para se movimentar é uma das formas mais indicadas para combater o sedentarismo e preservar a saúde. Assim como outras atividades, a dança é responsável pela queima de calorias. Há variações entre as modalidades e a frequência, mas todas elas têm um efeito positivo.

Mas o efeito mais importante na dança ainda é a melhora das habilidades sociais!

É durante os ensaios que aproveitamos para extravasar toda a energia que acumulamos na correria do nosso dia a dia. Seja adulto ou criança, durante a dança todos se envolvem e se soltam. Além do mais, toda e qualquer atividade exercida em grupo se torna mais atrativa e trabalha o espírito de coletividade ou comunidade. É no cotidiano de um grupo de danças que acabamos criando vínculos, amizades, parcerias que geralmente permanecem para a vida.


Outras notícias

O médico suábio Semmelweis
Ignaz Philipp Semmelweis nasceu há 202 anos atrás, em 1º de julho de 1818, na cidade de Buda, parte da atual Budapeste, na Hungria. No Brasil, o hospital...
O suábio Roland Vetter
O poeta suábio Dr. Roland Vetter nasceu há 92 anos atrás, em 24 de junho de 1928, em Tscherwenka, na Batchka, a cidade sérvia de Crvenka. Frequentou...
O que é um Traje?
O que é um Traje? E um Traje típico? E um traje folclórico? A palavra ‘traje’ significa a roupa que se veste habitualmente; já a palavra ‘típico’...

Parceiros:

Realização:

bandeira nacional brasileira

Localização
Avenida Michael Moor, 1951 – Colônia Vitória, Entre Rios,
CEP 85139-400 Guarapuava – PR.
Telefone
++55 (42) 3625 8326 - Marlene Zimmermann Lehmann
++55 (42) 3625 8320 - Josiane Richter (Coordenadora)
E-mail: jrichter@agraria.com.br
Horário
Horário de funcionamento da Fundação Cultural Suábio-Brasileira:
Segunda à sexta-feira: 8h às 17:30h
(intervalo das 12h às 13h).
Horário
Horário de funcionamento do
Museu Histórico de Entre Rios: 
Segunda à sexta-feira: 8h às 17h
(intervalo das 12h às 13h) e
sábados, das 13h às 17h.
Telefone: ++55 (42) 3625 8328 /
e-mail: museu@agraria.com.br
© 2014 - Fundação Cultural Suábio-Brasileira - Produzido por BRSIS