Fundação Cultural Suábio-Brasileira comemora seu 18º Aniversário

07/08/2019

A Fundação Cultural Suábio-Brasileira atingiu a “maioridade”: Neste dia 7 de agosto, ela comemora seu 18º aniversário. Exatamente às 20h, no prédio administrativo da Cooperativa Agrária, formava-se a primeira diretoria da entidade.

História de superação, saga, caso único no mundo: a narrativa sobre as últimas sete décadas de existência dos Suábios do Danúbio em Entre Rios pode ser descrita de diversas formas. Em todas elas, contudo, sobressairá a capacidade de inspirar, surpreender e emocionar.

Com a responsabilidade e a satisfação de manter essa história viva e pulsante, criou-se a Fundação Cultural Suábio-Brasileira (FCSB) em 7 de agosto de 2001, na Colônia Vitória, Distrito de Entre Rios (Guarapuava – PR).

Dezenas de tradições e costumes, o dialeto suábio, o idioma alemão: tudo se mantém fielmente preservado, com o objetivo de repassar esse amplo contexto cultural às futuras gerações, além de torná-lo conhecido a visitantes, parceiros e clientes.

Grupos culturais compostos por integrantes descendentes de suábios, de todas as faixas etárias, dão dinamicidade e cores comunitárias ao estilo de vida trazido pelos pioneiros, desde o Leste Europeu até o interior do Paraná.

As raízes dos Suábios do Danúbio se espalham por um complexo cultural, que inclui um teatro, uma rádio comunitária, espaços culturais multifuncionais, um centro de jovens e o Museu Histórico de Entre Rios.

Raízes vastas e profundas, que reforçam o objetivo sociocultural de uma Fundação que surgiu para preservar, mas também para difundir e integrar a cultura suábia ao alcance de todos os membros da comunidade.


Outras notícias

​Sopa de cobra e barbeiro dentista: causos hilários dos primórdios de Entre Rios
Por Klaus Pettinger*“Eita, frio paia, piazada!”, teriam dito os primeiros Suábios do Danúbio ao desembarcarem em Góes Artigas, se já conhecessem...
A expulsão desumana dos Suábios do Danúbio completa 75 anos
Por Klaus Pettinger*Pontualmente à meia-noite, a adolescente suábia viu os portões da sua casa e os de todos os seus vizinhos se...
O dia mais feliz em sete anos
Por Klaus Pettinger*Se existisse Twitter em 28 de julho de 1951, a hashtag #lardocelar certamente estaria no trending topics do gigantesco...

Parceiros:

Realização:

bandeira nacional brasileira

Localização
Avenida Michael Moor, 1951 – Colônia Vitória, Entre Rios,
CEP 85139-400 Guarapuava – PR.
Telefone
++55 (42) 3625 8326 - Marlene Zimmermann Lehmann
++55 (42) 3625 8320 - Viviane Schüssler (Gerente)
E-mail: vivianes@agraria.com.br
Horário
Horário de funcionamento da Fundação Cultural Suábio-Brasileira:
Segunda à sexta-feira: 8h às 17:30h
(intervalo das 12h às 13h).
Horário
Horário de funcionamento do
Museu Histórico de Entre Rios: 
Segunda à sexta-feira: 8h às 17h
(intervalo das 12h às 13h) e
sábados, das 13h às 17h.
Telefone: ++55 (42) 3625 8328 /
e-mail: museu@agraria.com.br
© 2014 - Fundação Cultural Suábio-Brasileira - Produzido por BRSIS