Grupo de teatro de Loma Plata, Paraguai, apresenta peça “Geld im Strumpfe”

05/07/2019

No próximo dia 25 de julho, Entre Rios recebe o grupo de teatro do Colégio Secundário de Loma Plata, Paraguai. O grupo traz a peça em língua alemã “Geld im Strumpfe” (Dinheiro na meia), que será apresentada no Centro Cultural Mathias Leh, às 19h30.

Loma Plata é uma das colônias menonitas da região de Chaco que preservam o idioma e a cultura alemã, ao lado de Menno, Fernheim, Filadelfia e Neuland, e que mantêm relação de amizade com Entre Rios.

A comédia “Geld im Strumpfe” é baseada na premiada peça “Snieder Nörig” (“Alfaiate Nörig” no dialeto Plattdeutsch) escrita em 1927, pelo dramaturgo Paul Schurek, e conta a história de Nörig, um viúvo avarento, que esconde todas as economias nas meias, e cujo maior medo é que suas filhas Tine e Anna gastem toda a herança irresponsavelmente quando ele morrer.

Seu amigo Krup propõe a solução: casar-se com a filha mais velha de Nörig, Anna, já que ele diz entender o valor do dinheiro e, portanto, seria o genro ideal. Contudo, Krup se esquece de consultar a opinião da própria Anna, que não tem a menor intenção de casar com um velho solteirão. Aliás, ela está em vias de ficar noiva do jovem faz-tudo Hannes.

Mas o esperto Krup tem outra ideia: o próprio Nörig é quem deve se casar – e a noiva nesse caso seria Manda, a irmã de Krup. Enquanto Nörig fica feliz por ter enfim encontrado a solução para seus problemas, suas filhas ficam cada vez mais indignadas com a avareza e falta de confiança do velho. Mas a trama se inverte, quando todas as economias do velho desaparecem misteriosamente e, com isso, o “amigo” Krup e a noiva Manda perdem o interesse por ele.

Não perca o desfecho dessa história, que em 1937 recebeu o prêmio Lessing de literatura, pela sagacidade com que Paul Schurek retrata o ambiente familiar da Alemanha em uma época de grandes transformações sociais, bem como os efeitos da grande inflação dos anos 1920.

Serviço
Apresentação da peça “Geld im Strumpfe”
Data: 25 de julho
Horário: 19h30
Local: Centro Cultural Mathias Leh
Ingresso: contribuição voluntária


Outras notícias

Fundação Cultural Suábio-Brasileira realiza rematrículas para aulas de música
ntre os dias 18 e 20 de novembro será realizado o período de rematrículas para as aulas de música oferecidas pela Fundação Cultural Suábio-Brasileira....
Em musical, Ursinho Pooh e seus amigos apresentam lição de respeito e amizade
Marque na sua agenda: dia 08 de novembro, a partir das 19h, o palco do Centro Cultural Mathias Leh recebe o Musical, em língua alemã, Ursinho Pooh e...
Fundação Cultural contrata Bibliotecário
Bibliotecário - Fundação CulturalRequisitos - Ensino superior completo em Biblioteconomia; - Informática nível intermediário; -...

Parceiros:

Realização:

bandeira nacional brasileira

Localização
Avenida Michael Moor, 1951 – Colônia Vitória, Entre Rios,
CEP 85139-400 Guarapuava – PR.
Telefone
++55 (42) 3625 8326 - Marlene Zimmermann Lehmann
++55 (42) 3625 8320 - Viviane Schüssler (Gerente)
E-mail: vivianes@agraria.com.br
Horário
Horário de funcionamento da Fundação Cultural Suábio-Brasileira:
Segunda à sexta-feira: 8h às 17:30h
(intervalo das 12h às 13h).
Horário
Horário de funcionamento do
Museu Histórico de Entre Rios: 
Segunda à sexta-feira: 8h às 17h
(intervalo das 12h às 13h) e
sábados, das 13h às 17h.
Telefone: ++55 (42) 3625 8328 /
e-mail: museu@agraria.com.br
© 2014 - Fundação Cultural Suábio-Brasileira - Produzido por BRSIS