FCSB lança gibi sobre tradições suábias durante Primavera dos Museus 2018

30/08/2018

Com a proximidade do fim do inverno, floresce não só uma nova estação, mas também o espírito de incentivo à leitura e à imaginação, promovido nacionalmente pela 12ª Primavera dos Museus da ABRAM (Instituto Brasileiro de Museus). A Fundação Cultural Suábio-Brasileira (FCSB) participa novamente da iniciativa por meio de uma ação social, em parceria com a empresa Guarios, ao aproximar cerca de 2.100 estudantes das instituições de ensino de Entre Rios da história e cultura dos Suábios do Danúbio.
A programação local se estende de 18 a 21 de setembro e terá como principal atração o lançamento da revista em quadrinhos “Suábios do Danúbio – Tradições” – o segundo da série lançada pela FCSB. Durante as manhãs e tardes do evento, alunos de todas as faixas etárias assistirão encenações sobre a cultura suábia, bem como apresentações de diversos grupos culturais.
“Adaptamos a programação à faixa etária de cada público. Para estudantes do 1º e 2º anos do Ensino Fundamental, haverá apresentações do grupo de dança infantil, por exemplo”, observou o historiador do Museu Histórico de Entre Rios, Roberto Essert.
São esperadas aproximadamente 2.300 pessoas ao longo de quatro dias, incluindo alunos, professores e diretores das seguintes instituições de ensino: Escola Municipal Princesa Isabel, Escola Municipal Francisco Peixoto Lacerda Werneck, Colégio Estadual Dom Pedro I e do Colégio Imperatriz Dona Leopoldina.
“A parceria com a empresa Guarios oportunizará o deslocamento dos alunos até o Centro Cultural Mathias Leh”, frisou a gerente sociocultural, Viviane Schüssler. Cada aluno receberá um exemplar do gibi colorido, do qual foram destacados cinco temas que comporão as apresentações e encenações.

GIBI

Os visitantes do Museu Histórico de Entre Rios, entre os dias 1º e 29 de setembro, também receberão um exemplar da revista em quadrinhos “Suábios do Danúbio – Tradições”. Ao longo de 32 páginas, os leitores conhecem detalhes sobre a cultura dos suábios em Entre Rios, bem como a preservação das tradições ao longo dos últimos 67 anos.
Mas quais eram e como se celebravam esses costumes? Como essas tradições obtiveram êxito em desabrochar em Entre Rios, mesmo em períodos quase sem partituras e instrumentos para os músicos, trajes esvoaçantes para os dançarinos e palcos – que não fossem improvisados – para os atores de teatro?
É o que nos contam as divertidas, criativas e coloridas páginas do gibi. Ao cumprir novamente sua função primordial, a Fundação Cultural Suábio-Brasileira não só preserva, mas promove e difunde dezenas de tradições que encontram vida nos costumes do seu povo.
“Suábios do Danúbio: Tradições” esclarece, informa e reforça, por meio do conceito lúdico das histórias em quadrinho, os meandros do comportamento social suábio, já tão enraizado em terras brasileiras, sem perder sua essência original. Em suma, trata-se do poder aglutinador das tradições vivenciadas muito antes de Entre Rios existir, e que ainda hoje tornam essa colonização tão singular.


Outras notícias

Café Musical reúne apresentações de 40 alunos de violões da FCSB
Por ser um dos instrumentos mais práticos de se tocar, seja em um evento formal ou em um acampamento com amigos, o violão sempre atraiu grande...
Museu Histórico de Entre Rios fecha no feriado, mas abre no sábado, dia 8
Independentemente do dia, adquirir cultura sempre pode ser uma preferência de lazer de muitas pessoas. Por...
Encontro reúne corais brasileiros e argentino neste sábado
Um momento único de integração cultural será promovido no próximo sábado, dia 1º de setembro: o Encontro...

Parceiros | Kultur-Partner:

Lei de Icentivo a Cultura
Agrária
Fertipar
Safra
Arysta
Casa Di Conti
Banco ABC Brasil
Adama
Zeppelin
Stoller
BRDE
PWC
Ihara
Superpão
Flabel

Realização | Veranstalter:

Localização
Avenida Michael Moor, 1951 – Colônia Vitória, Entre Rios,
CEP 85139-400 Guarapuava – PR.
Telefone
++55 (42) 3625 8326 - Marlene Zimmermann Lehmann
++55 (42) 3625 8320 - Viviane Schüssler (Gerente)
E-mail: vivianes@agraria.com.br
Horário
Horário de funcionamento da Fundação Cultural Suábio-Brasileira:
Segunda à sexta-feira: 8h às 17:30h
(intervalo das 12h às 13h).
Horário
Horário de funcionamento do
Museu Histórico de Entre Rios: 
Segunda à sexta-feira: 8h às 17h
(intervalo das 12h às 13h) e
sábados, das 13h às 17h.
Telefone: ++55 (42) 3625 8328 /
e-mail: museu@agraria.com.br
© 2014 - Fundação Cultural Suábio-Brasileira - Produzido por BRSIS