Fundação Cultural Suábio-Brasileira

Programa Cultural honra diversidade e influências sobre as tradições suábias

04/10/2017


Há diversas portas de entrada para se conhecer e buscar interagir com determinada cultura. As mais comuns são o idioma e a culinária. É exatamente dessa forma que o Programa Cultural da Festa da Cevada 2017, a ser realizado no próximo dia 6 de outubro, pretende valorizar e reforçar as especificidades mais profundas das tradições e costumes dos Suábios do Danúbio.



O palco do Centro Cultural Mathias Leh receberá diversos números de dança, canto, música e teatro, dos grupos da Fundação Cultural Suábio-Brasileira, no intitulado “Caldeirão Cultural”. O nome é ao mesmo tempo uma metáfora e uma literalidade: a ideia é “mergulhar” o público na vasta culinária suábia, trazendo consigo a origem de dezenas de palavras e expressões adquiridas ao longo dos últimos três séculos por influência de outras etnias, como a alemã, austríaca, brasileira, croata, francesa, húngara, sérvia, suíça, romena e tcheca, entre outras.



Um bem-humorado teatro, escrito pelo jornalista Klaus Pettinger, atuará como fio-condutor de todo o programa, que terá aproximadamente duas horas de duração. Enquanto os personagens principais – um casal de amigos, chamado Toni e Vroni – se aventuram na fictícia “Biblioteca Mundial dos Suábios”, a fim de coletar informações para o casamento típico de um grande amigo, eles acabam descobrindo fatos históricos curiosos e pouco conhecidos da trajetória secular de seus antepassados.



À medida que Toni e Vroni avançam em suas descobertas, os grupos culturais apresentam atrações relacionadas aos respectivos assuntos e etnias abordados. “A cozinha e o dialeto suábios sofreram as mais diversas influências, do Império Otomano à Áustria, da Hungria, Romênia e Iugoslávia até os gaúchos, já aqui no Brasil”, destacou a gerente sociocultural Viviane Schüssler. “Nossa intenção é valorizar e honrar essa diversidade por meio de um divertido e criativo programa cultural”.



Blocos



O programa será dividido em três grandes blocos. O primeiro apresentará a influência sobre a culinária e língua suábias entre os séculos XVIII e XIX. O segundo destaca a troca cultural ocorrida na chamada antiga Pátria, no Sudeste europeu, e os anos de asilo na Áustria. Já o terceiro e último bloco retrata a importância da cultura brasileira na vida dos suábios de Entre Rios.



Caldeirão Cultural



A literalidade do “Caldeirão Cultural” ficará para o final do programa, quando o público terá oportunidade de adquirir e provar diversas comidas tipicamente suábias, entre pratos salgados e doces. Imperdível!





Outras notícias

Jugendcenter terá tarde com quatro food trucks
No próximo dia 21 de outubro, o Jugendcenter terá mais um evento especial. A partir das 18h, o público poderá desfrutar de quatro foods trucks,...
Professores de música da Fundação Cultural participam de capacitação e aperfeiçoamento em música
Nos dias 13 e 14 de outubro os professores de música da Fundação Cultural iniciam aperfeiçoamento técnico com a professora Monia Kothe do Instituto...
Museu Histórico está aberto sexta, 13 de outubro
O Museu Histórico de Entre Rios, que reúne cenários de época e mais de 5 mil objetos para contar a história dos Suábios do Danúbio, está de portas...

Parceiros | Kultur-Partner:

Lei de Icentivo a Cultura
Agrária
Fertipar
Safra
Arysta
Syngenta
Banco ABC Brasil
Casa Di Conti
KeplerWeber
BRDE
Flabel
UPL
Adama
Zeppelin
Stoller
Ihara
Superpão
Rocha

Realização | Veranstalter:

Localização
Avenida Michael Moor, 1951 – Colônia Vitória, Entre Rios,
CEP 85139-400 Guarapuava – PR.
Telefone
++55 (42) 3625 8326 - Marlene Zimmermann Lehmann
++55 (42) 3625 8320 - Viviane Schüssler (Gerente)
E-mail: vivianes@agraria.com.br
Horário
Horário de funcionamento da Fundação Cultural Suábio-Brasileira:
Segunda à sexta-feira: 8h às 17:30h
(intervalo das 12h às 13h).
Horário
Horário de funcionamento do
Museu Histórico de Entre Rios: 
Segunda à sexta-feira: 8h às 17h
(intervalo das 12h às 13h) e
sábados, das 13h às 17h.
Telefone: ++55 (42) 3625 8328 /
e-mail: museu@agraria.com.br
© 2014 - Fundação Cultural Suábio-Brasileira - Produzido por BRSIS