Fundação Cultural Suábio-Brasileira

Pioneiro mais velho de Entre Rios, Anton Abt morre aos 95 anos

07/03/2017


“Viajei com muito otimismo e esperança. Não conseguia imaginar como seria, mas sabia que mesmo se tivéssemos apenas batata ou milho para comer, já estaria satisfeito com nossa vida no Brasil”. Assim o pioneiro Anton Abt resumiu, em entrevista concedida em 1990 ao Museu Histórico de Entre Rios, sua percepção acerca da viagem transatlântica de Linz, na Áustria, a Guarapuava, no Paraná, realizada entre 21 de setembro e 8 de outubro de 1951.



Anton Abt tinha apenas 30 anos quando pisou pela primeira vez os campos brutos de Entre Rios. Em suas primeiras três décadas de vida, o Suábio do Danúbio teve de superar provações pelas quais nenhum ser humano deveria ter de passar: conheceu os horrores da 2ª Guerra Mundial ao sobreviver aos chamados campos de trabalho forçado por quatro anos, com alimentação à base de “sopa d’água”, como definia.



Ao chegar em Entre Rios, as condições só poderiam ser melhores. Ainda assim, houve grandes desafios: “Pouco depois de chegarmos ao Brasil, alguns nativos se aproximaram em seus cavalos e nos perguntavam se estávamos loucos por querer plantar algo nesses campos brutos. Felizmente isso não nos afetou muito, pois praticamente não entendíamos português”, disse Abt em entrevista à edição de junho de 2011 da Revista de Entre Rios.



O bom humor e o senso crítico apurados eram a marca registrada desse pioneiro, que não se furtava a contar sobre as próprias histórias e as do seu povo, os Suábios do Danúbio. De modo que Abt dedicou-se profundamente à preservação e difusão da cultura suábia.



Desde os primeiros tempos do distrito, o pioneiro destinou dezenas de textos sobre fatos culturais e históricos de Entre Rios a periódicos de idioma alemão, como a "Brasil Post", assim como a jornais dedicados a relatar sobre os Suábios do Danúbio mundo afora. Os programas em idioma alemão da Rádio Unicentro Entre Rios FM recebiam colaborações espontâneas semanais de Anton Abt, mesmo quando ele já contava mais de nove décadas de vida. O envolvimento em atividades culturais e religiosas, especialmente na Colônia Jordãozinho, onde viveu, igualmente tornaram-se marcantes.



Nascido em 2 de agosto de 1921, em Illatsch, na Sírmia (Croácia), Anton Abt faleceu aos 95 anos de idade na madrugada do último domingo, dia 5 de março – exatos 65 anos e cinco meses após pisar o solo brasileiro pela primeira vez, no Porto de Santos, juntamente com outros 513 pioneiros do 3º Transporte, em 5 de outubro de 1951.



Anton Abt deixa os filhos Rudolf e Alfred, cinco netos e cinco bisnetos. “Olhando em retrospecto, podemos ter muito orgulho por tudo o que realizamos em Entre Rios”, disse Anton Abt à Revista de Entre Rios. Não apenas os guarapuavanos da época da migração, caso estivessem vivos, mas as gerações atuais certamente concordam com o pioneiro.


Outras notícias

Museu Histórico: Último final de semana de série fotográfica de pioneiros
Esse final de semana é o último para que admiradores da cultura suábia, da arte fotográfica e, especialmente, familiares possam visitar a atual...
Grupos culturais pernoitam juntos visando ensaios de musical
Faltam poucos dias para a apresentação do musical “Der Prinz im gelben Cabrio”, que será encenado por três grupos culturais, além de músicos da...
Nova geração de cantores, músicos e atores apresenta musical no próximo 1º de abril
Três grupos culturais, além de músicos da Fundação Cultural Suábio-Brasileira encenarão, no próximo dia 1º de abril, o musical “Der Prinz im...

Parceiros | Kultur-Partner:

Lei de Icentivo a Cultura
Agrária
Fertipar
Safra
Arysta
Syngenta
Banco ABC Brasil
Casa Di Conti
KeplerWeber
BRDE
Flabel
UPL
Adama
Zeppelin
Stoller
Ihara
Superpão
Rocha

Realização | Veranstalter:

Localização
Avenida Michael Moor, 1951 – Colônia Vitória, Entre Rios,
CEP 85139-400 Guarapuava – PR.
Telefone
++55 (42) 3625 8326 - Marlene Zimmermann Lehmann
++55 (42) 3625 8320 - Viviane Schüssler (Gerente)
E-mail: vivianes@agraria.com.br
Horário
Horário de funcionamento da Fundação Cultural Suábio-Brasileira:
Segunda à sexta-feira: 8h às 17:30h
(intervalo das 12h às 13h).
Horário
Horário de funcionamento do
Museu Histórico de Entre Rios: 
Segunda à sexta-feira: 8h às 17h
(intervalo das 12h às 13h) e primeiro sábado do mês, das 13h às 17h.
Telefone: ++55 (42) 3625 8328 /
e-mail: museu@agraria.com.br
© 2014 - Fundação Cultural Suábio-Brasileira - Produzido por BRSIS