Grupo da FCSB apresentará danças brasileiras na Europa

12/06/2012

O grupo adulto de danças folclóricas da Fundação Cultural Suábio-Brasileira apresentou à comunidade o programa que fará na turnê europeia a partir do próximo dia 20.

O grupo adulto de danças folclóricas da Fundação Cultural Suábio-Brasileiro (FCSB) apresentará diversas danças brasileiras em turnê na Europa. Aproximadamente 600 pessoas assistiram o lançamento da turnê nesta sexta-feira (8), no Centro Cultural Mathias Leh, e aplaudiram em pé ao final da apresentação.

“O grupo está bastante ansioso para mostrar às outras comunidades suábias a cultura desse país que nos acolheu”, disse Norbert Geier, diretor secretário da Cooperativa Agrária Agroindustrial, durante a apresentação.

Segundo Geier, o grupo percorrerá mais de quatro mil quilômetros para fazer 13 apresentações em cidades da Alemanha, Sérvia, Croácia, Hungria e Áustria do próximo dia 20 até o dia 12 de julho, quando retornam ao Brasil.

“Esses jovens estão muito entusiasmados porque a maioria deles não conhece a Europa e muitos terão a oportunidade de visitar os locais e até as vilas de onde vieram seus avós e pais”, contou o vice-presidente da Agrária, Paul Illich. Segundo ele, há três anos o grupo de teatro da FCSB também realizou uma turnê semelhante.

Apresentação – A programação ensaiada para as apresentações é divida em duas etapas, sendo a primeira para mostrar a preservação das danças suábias, e a segunda para mostrar algumas danças brasileiras como o frevo, o samba de gafieira, o samba enredo, bolero, o fandango e a chula. “Nosso objetivo [como Fundação] é preservar cultura suábia e integra-la com a brasileira e essa turnê faz isso”, destacou a gerente da FCSB Viviane Schüssler.

Segundo Viviane, o grupo que viajará é formado por jovens que desde muito cedo se dedicam a dançar e manter a cultura. “O grupo mostrará nas outras comunidades suábias como preservamos nossas tradições e realizará um intercambio mostrando nossa absorção da cultura brasileira”, disse.

Ansiedade – O grupo, formado por 29 pessoas, está ansioso para a viagem e o show desta sexta-feira foi o último “ensaio” para a turnê e a primeira utilização de grande parte do figurino das danças brasileiras. “Estamos muito empolgados mostrar o que praticamos para que o pessoal da Europa e para que eles possam conhecer um pouco as nossas danças do Brasil”, disse Julio Hülse integrante do grupo.

“Esperamos empolgar a todos com a apresentação, pois a cultura brasileira é cor, festa e alegria”, disse Danielle Gärtner Duhatschek, uma das professoras de música da FCSB, que fará parte da turnê. “Acho que o pessoal vai gostar, espero que saiam sambando conosco”, brincou.

Veja as fotos!


Outras notícias

FCSB realiza recital on-line
Muita música embalou a última sexta-feira, dia 03, com a realização do primeiro Recital de 2020 da Fundação Cultural Suábio-Brasileira. O evento ocorreu...
FCSB disponibiliza ao público de forma virtual revistas em quadrinhos sobre os suábios
Que tal conhecer a história do povo suábio de uma maneira simples e divertida? Essa é a proposta da Fundação Cultural Suábio-Brasileira ao disponibilizar...
Dica de Leitura para seu fim de semana
Imagine um casal despreocupado, que sobrevive apenas de pequenos trabalhos. Ao verem um anúncio inusitado, que oferece emprego estável e casa própria,...

Parceiros:

Realização:

bandeira nacional brasileira

Localização
Avenida Michael Moor, 1951 – Colônia Vitória, Entre Rios,
CEP 85139-400 Guarapuava – PR.
Telefone
++55 (42) 3625 8326 - Marlene Zimmermann Lehmann
++55 (42) 3625 8320 - Josiane Richter (Coordenadora)
E-mail: jrichter@agraria.com.br
Horário
Horário de funcionamento da Fundação Cultural Suábio-Brasileira:
Segunda à sexta-feira: 8h às 17:30h
(intervalo das 12h às 13h).
Horário
Horário de funcionamento do
Museu Histórico de Entre Rios: 
Segunda à sexta-feira: 8h às 17h
(intervalo das 12h às 13h) e
sábados, das 13h às 17h.
Telefone: ++55 (42) 3625 8328 /
e-mail: museu@agraria.com.br
© 2014 - Fundação Cultural Suábio-Brasileira - Produzido por BRSIS