Fatos e acontecimentos na colônia
Há 72 anos
Final de novembro a dezembro de 1951
Entre Rios continuava a se desenvolver. Os acontecimentos mais importantes dos meses de novembro e dezembro de 1951 encontram-se listados a seguir:
- O primeiro suábio brasileiro menino, Michael Wild, filho de Georg e Petronella Wild, nasceu na Colônia Vitória em 17 de novembro de 1951 e foi batizado no dia 2 de dezembro. Padrinho de batismo foi Michael Moor.
- Com a chegada do quarto transporte, havia também muita mão de obra nova à disposição, de modo que não mais todos os membros de uma família, aptos para o trabalho, podiam ser empregados na cooperativa. Ou seja, as famílias passaram a receber menos salário.
- Muitos agricultores manifestaram ceticismo em relação ao solo e a suas perspectivas futuras. O trigo não ia mal para um solo que fora arado pela primeira vez. Foram plantados 690 hectares de milho, porém muito tarde, a partir de meados de novembro, pois o governo não fornecera as sementes a tempo. Por esta razão, grande parte do milharal precisou ser surribada. Em finais de novembro, iniciou-se a plantação de batatas, com sementes alemãs, em 77 hectares de terra. No entanto, as culturas sofreram com as lagartas, tornando-se doentes pela ação do vírus. Nessa mesma época, foram semeados, igualmente, 350 hectares de arroz. Cerca de 100 pessoas cuidaram dos trabalhos de lavrar a terra. Em consequência da semeadura tardia, os grãos não conseguiram amadurecer e não houve colheita.
- A Colônia Jordãozinho ficou pronta e também já estava quase completamente habitada. Encontra-se bem localizada com uma ampla vista do planalto.
- A casa própria tornou os habitantes da colônia mais felizes. Eles ocupavam-se da ampliação das casas, do galinheiro, da cerca do quintal e das plantações de verduras e legumes.
Fonte: A História de Entre Rios
Fotos: Primeiros anos em Jordãozinho