Grupos de Canto

Cantar é a forma natural encontrada pelo ser humano para se expressar, sem depender necessariamente de outro instrumento, senão o próprio corpo. A partir do desenvolvimento das habilidades proporcionadas pelo canto, alunos de todas as faixas etárias têm a possiblidade de enriquecer sua educação musical, adquirindo intensidade, altura, ritmo e senso harmônico.

 

Coral Suábio Adulto

Composto por amantes da música de toda a comunidade, o Coral Suábio Adulto, conhecido também como Siedlerchor, em alemão, possui um diversificado repertório. O canto coral, como arte musical, desenvolve a sensibilidade, promove a disciplina do corpo, da mente, da voz e possui uma característica peculiar que é a de socializar, uma vez que os ensaios são coletivos e há a necessidade de ouvir e conviver com o outro para que haja harmonia musical. Entre as principais características está a presença predominante de músicas folclóricas e populares cantadas em alemão - desafio aceito mesmo por músicos que não compreendem o idioma por completo.O Coral Adulto, composto por vozes mistas, traz também peças em outros idiomas, como português, croata e húngaro. Em 2018, realizou turnê pela Europa, apresentando-se na Alemanha e Áustria.

 

Coro Masculino - Männerchor

O Coro Masculino retomou suas atividades em 2020. O objetivo é explorar repertório e possibilidades musicais em um grupo com tessitura vocal grave. O grupo conta com integrantes de diversas faixas etárias, entre adolescentes (que já tiveram a muda vocal) e adultos, sem limite de idade.

 

Singgruppe

É um grupo vocal de caráter jovial, dinâmico e vibrante, e seu repertório reflete o espírito dos seus componentes: pré-adolescentes e adolescentes. Tem entre seus objetivos proporcionar uma experiência musical enriquecedora e significativa, garantindo, de forma criativa e coerente à faixa etária, a preservação da tradição suábio-brasileira.

 

Coral social

Este projeto foi iniciado em 2019 e tem como objetivo proporcionar aos alunos do Ensino Médio do Colégio Estadual Dom Pedro I e à comunidade jovem, em geral, a oportunidade de vivenciar a música como fator determinante na melhoria de seu envolvimento social, crescimento individual e seu desempenho escolar. O repertório baseia-se na linguagem artística moderna e atual, sem deixar de imprimir o caráter sério de aprendizado, aprimoramento vocal e valorização das tradições.

 

Coral Infantil -Kinderchor

Se o cantar traz resultados interessantes aos adultos, o contato com a música desde a infância tem impacto comprovado no desenvolvimento cognitivo (concentração, raciocínio lógico e memória), bem como de toda a alma artística dos integrantes.As músicas originárias do folclore suábio e alemão têm grande destaque no repertório do grupo, apresentado em eventos locais e regionais - contribuindo também para a lapidação e desenvoltura das crianças no palco.Os alunos que integram o Kinderchor da FCSB são dos Anos Iniciais. Cantar em coro também trabalha a sensibilidade afetiva, faz com que as crianças sejam induzidas à ordem, disciplina, organização e ao respeito pelo próximo.

APOIO:

Lei de Incentivo à Cultura

PARCEIROS:

REALIZAÇÃO:

bandeira nacional brasileira