CORPO Docente

ADRIANA BUHALI KREUSCHER GUMPL

ANTÔNIO LUIZ SCHNEIDERS

Ministra: Aulas de acordeão
Coordena: Grupo Braububen, Grupo de Tenores e Orquestra de Acordeões.

Um dos colaboradores mais longevos da Cooperativa Agrária, na qual atua há 36 anos, o professor Antônio integra o corpo docente desde os primeiros dias de existência da Fundação Cultural. Formado pela Escola de Música de Marcarenhas (RS), contagia alunos e demais integrantes com sua energia, das crianças aos pioneiros de Entre Rios.

ADRIANA BUHALI KREUSCHER GUMPL

BETHANY BARBARA SHURANCE VILLALBA

Ministra: Flauta transversal e Acordeão
Coordena: Grupo de Acordeão - Iniciantes

Ao aliar seu talento musical à formação internacional em Flauta transversal, pela Malone University em Canton, Ohio, EUA, a professora Bethany inspira seus alunos da Fundação Cultural a desenvolverem o máximo do próprio potencial musical.

ADRIANA BUHALI KREUSCHER GUMPL

CHRISTINA ZEHR

Coordena: Grupo de Teatro Thomas Schwarz e Grupo de Teatro Infantojuvenil

Integrante do Grupo de Teatro desde 1975, a professora Christina comanda voluntariamente, desde 1999, o mesmo grupo, renomeado para Thomas Schwarz e o Grupo de Teatro Infantojuvenil. Formada em direito pela Faculdade Campo Real e técnica em tradutor intérprete, Christl, como é conhecida, tem as artes cênicas como instrumento de preservação cultural, em especial do idioma alemão.

CRISTIANE ZUBER

CRISTIANE ZUBER

Ministra: aulas de dança folclórica
Coordena: Grupos de Dança Infantil, Jovem e Adulto

Na Fundação Cultural desde 1999, a professora Cristiane vê na dança folclórica a possibilidade de expressar o seu amor pela cultura suábia. A formação em Pedagogia pela Unicentro e a especialização em Gestão Educacional, além de outros cursos, afinaram sua capacidade didática e sua criatividade na condução dos grupos.

Filipe Kuhn

Filipe Kuhn

Ministra: Bateria

O professor de bateria, Filipe Kuhn, sempre foi fascinado pelo brilho, tamanho e sonoridade do instrumento que escolheu estudar. Iniciou seus estudos de bateria na Fundação Cultural Suábio-Brasileira aos 9 anos de idade com Dietmar Nauy. Nessa idade, já tinha gosto pelo heavy metal e o rock. Como aluno da Fundação, participou do projeto de música gospel do professor Dietmar, e através desse projeto participou de apresentações em diversos espaços como escolas e igrejas. Também foi aluno de César Pierobom, com quem realizou apresentações musicais como baterista e percussionista. Participa como baterista de bandas que se apresentavam em Entre Rios, Guarapuava e região desde a sua adolescência. Para o professor Filipe, a música sempre foi muito importante, é uma fonte de alegria e também seu refúgio.

ISABELA FUERSTENAU BRANDTNER

ISABELA FUERSTENAU BRANDTNER

Ministra: dança folclórica para o grupo Sênior e casais
Coordena: Grupo de Dança Sênior

A dança faz parte da vida da professora Isabela muito antes de sua formação em Educação Física pela FISC, de Santa Cruz do Sul (RS). Sua dedicação tanto à Fundação Cultural quanto à expressão da cultura suábia por meio da dança já alcança incansáveis 20 anos.

Juliano de Oliveira Campos

Juliano de Oliveira Campos

Função: Trainee Cultural.

Sua trajetória na música iniciou-se em casa, observando seu primo tocar violão, que lhe ensinou os primeiros acordes. Aos 10 anos de idade recebeu seu primeiro violão e, aos 14, começou a tocar em grupos da igreja. Por volta dos 16 anos, passou a integrar grupos de música na Fundação Cultural Suábio Brasileira como violonista. Em 2015 iniciou os estudos na Tuba. Em 2017 iniciou a faculdade de Licenciatura em Música, no Instituto Superior de Educação Ivoti. Durante o período da graduação, teve a oportunidade de aprofundar os conhecimentos no violão clássico, com o professor Eduardo Pastorini. Também durante este período em Ivoti, conheceu a filosofia Suzuki e tem se dedicado a participar de cursos para se tornar professor de violão pelo método Suzuki, buscando sempre compreender e motivar os alunos em suas trajetórias musicais.

KARIN KUPAS

KARIN KUPAS

Ministra: Violino, Viola Clássica, Violoncelo e Baixo Acústico
Coordena: Coral Suábio, Coral Masculino e Coral Infantil

O contato com o violino, logo aos seis anos de idade, foi decisivo no destino da professora Karin. Antes de se estabelecer em Entre Rios, em fevereiro de 2020, ela passou por diversas formações, como o Curso de Magistério, licenciatura em Música pela UFRGS e certificados de teacher-training, promovidos pela SAA (Suzuki Association of the Americas). A professora também é mestre em Pedagogia do Violino pela Texas Tech University, nos EUA. Antes de vir para a Fundação Cultural, participou de festivais de música no Brasil e no exterior, atuou em aulas coletivas de instrumentos de cordas no projeto social Orquestra Villa-Lobos (RS) e na Fundarte. Atualmente, integra também o corpo docente de musicalização na Educação Infantil do Colégio Imperatriz.

Karoline Rodrigues

Karoline Rodrigues

Trainee Cultural. Cursando Superior em Música com 4 anos de experiência na área na instituição.

A música está presente na vida da professora Karoline Rodrigues desde antes de seu nascimento, quando sua mãe cantarolava uma melodia, a qual ela lembra até hoje. Na infância, estudou teclado em casa e flauta-doce no Projeção, recebendo a partir dali um convite para participar do grupo de flautas da Fundação Cultural Suábio-Brasileira. Aos 13 anos, iniciou seus estudos de saxofone no Projeção com Eveline Schneiders, logo em seguida passou a participar de grupos da Fundação Cultural. A viagem para a Europa com a Blaskapelle foi decisiva na sua escolha pela música como profissão. Em 2017 começou a a trabalhar na Fundação como Trainee Cultural e então recebeu a proposta de ir para Ivoti cursar licenciatura em música, curso em andamento. Durante a faculdade tem investido em aperfeiçoamento tanto em flauta-doce quanto saxofone, sendo esses seus principais instrumentos.

MÁRCIA KLANN MILLA

MÁRCIA KLANN MILLA

Ministra: piano, teclado, flauta doce, aulas de musicalização, trompete, bombardino, trombone e tuba.
Coordena: Grupo de Flauta doce, Grupo de Trompetes, Musizieren mit Freunde, Flauta Jovem, Canto Igreja e Metais

Com experiência de 26 anos na preservação, promoção e divulgação da tradição e cultura suábias, a professora Márcia estudou na Escola de Música Ludwig van Beethoven em Marechal Cândido Rondon, na qual concluiu os cursos de Piano, Flauta-doce, Teoria Musical, Harmonia e História da Música. Participou de diversos Seminários e Oficinas de música no Sul do Brasil e teve aula com a professora austríaca Anita Zach, na Oberösterreichisches Landesmusikschulwerk, na cidade de Linz, Áustria. Possui especialização em Educação Musical pela Escola de Música de Belas Artes do Paraná. Sua formação eclética possibilita que transite por diversos instrumentos e coordene diversos grupos.

MÁRCIA RICKLI

MÁRCIA RICKLI

Ministra: piano e canto
Coordena: Coral Social, Coral Suábio, Coral Infantil, Grupo Singgruppe, e Coral Masculino

Com seu vasto currículo, que inclui mestrado em Educação, especialização em Arte, bacharelado em Instrumento – Piano, licenciatura em Música pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná e MBA em Gestão do Ensino Superior, a professora Márcia passou a repassar todo seu conhecimento aos alunos da Fundação Cultural em 2018.

RAQUEL SUSIANE DECKER PREDIGER

RAQUEL SUSIANE DECKER PREDIGER

Ministra: violino, viola e iniciação musical ABC – esta última voltada a crianças. Também é professora de música no Colégio Imperatriz.
Coordena: Grupo de Cordas

Formada em Licenciatura em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a professora Raquel mudou-se para Entre Rios há quatro anos para compor a equipe da Fundação Cultural. Seu talento com instrumentos de cordas espelha-se não apenas em sua habilidade, mas também no crescente interesse do público por suas aulas.

Mateus Schran

MATEUS SCHRAN

Ministra: Professor de Bateria

Mateus Schran, 30 anos, baterista e educador musical. Aficionado pela música e instrumentos musicais desde muito cedo. Teve seu primeiro contato com a música aos nove anos de idade nas aulas de teclado, mais tarde aos 13 iniciou os estudos na Bateria. Com 17 anos começou a atuar como músico ‘freelancer’, passando por várias bandas em diferentes estilos musicais. Atualmente baterista das bandas 350ml (Guarapuava) e Sculptor (Curitiba), ministra aulas no Curso de Bateria da Escola Licks Music. Com muito entusiasmo Mateus Ingressa a Fundação Cultural Suábia-Brasileira assumindo as aulas de bateria.

Tania Bona Keller

TANIA BONA KELLER

Ministra:

Em breve.

CORPO Administrativo

Josiane Richter

COORDENADORA GERAL

Josiane Richter

Silvana Chimeres Garcia Machado

Analista de Projetos Culturais

Silvana Chimeres Garcia Machado

Natália da Silva Sampaio

Bibliotecária

Natália da Silva Sampaio

Annelise Lemler

Assistente Histórica

Annelise Lemler

Maria Dolores Schneiders

Assistente Cultural

Maria Dolores Schneiders

Monika Klein

Assistente Histórica

Monika Klein

Roberto Essert

Assistente Histórico

Roberto Essert

Francielle Aparecida Uchak

Assistente Histórico

Francielle Aparecida Uchak

Clarissa Wetzel de Oliveira

Assistente Histórico

Clarissa Wetzel de Oliveira

Deivid Lucas Orchanheski Pires

Assistente Administrativo

Deivid Lucas Orchanheski Pires

Klaus Georg Pettinger

Assistente de Comunicação

Klaus Georg Pettinger

Roseli Brandtner Essert

Assistente de Comunicação

Roseli Brandtner Essert

Sandra Regina Schmidt Gomes

Assistente de Comunicação

Sandra Regina Schmidt Gomes

Cassio Martinelli Pacheco

Auxiliar de Museu

Cassio Martinelli Pacheco

Lucas Martins

Estagiário

Lucas Martins

Maria Luiza Antoniucci Zadra

Estagiário

Maria Luiza Antoniucci Zadra

 Pedro Henrik Chapieski

Estagiário

Pedro Henrik Chapieski

Daniela Elisabeth Milling

Analista de Eventos

Daniela Elisabeth Milling

Chrislaine Aparecida Martins

Jovem Aprendiz

Chrislaine Aparecida Martins

Marcos Nascimento

Manutentor

Marcos Nascimento

Emanuelli Fiuza Latczuk

Estagiária

Emanuelli Fiuza Latczuk

APOIO:

Lei de Incentivo à Cultura

PARCEIROS:

REALIZAÇÃO:

bandeira nacional brasileira